sexta-feira, 7 de junho de 2013

À PENDURA COM... JOSÉ MAIA



JS: Boa tarde José Maia. Agradeço em meu nome pessoal a disponibilidade para esta pequena entrevista.

José, como surgiu essa paixão pelo restauro/colecionismo de motos e carros?



JM: bom dia, desde sempre tive paixão por motas/carros antigos, como tenho algum interesse, habilidade em montar/desmontar este tipo de coisas, ao longo dos anos fui fazendo pequenos restauros em motos que adquiria em mau estado e melhorava para posteriormente vender.

Há cerca de 10 anos adquiri a 1ª mota para restauro completo ( Yamaha DT 50 MX) e a partir daí foi ir adquirindo uma e mais uma até chegar ao conjunto que tenho atualmente.


Paralelamente tb me dediquei a restauro de carros, tendo sido o primeiro em 1990, um Citroen Mehari que adquiri bastante danificado. Atualmente estou a restaurar uma Citroen AKs e uma Acadiane.




JS: Podemos dizer que é o seu hobbie/passatempo preferido? Pode dizer-nos quantas motas fazem parte da sua coleção individual?


JM: sim, atualmente é o meu principal hobbie, é aquele que me dá gozo apesar de o tempo disponível hoje em dia não ser muito.

Para além dos meus brinquedos, já meti o bichinho a vários amigos meus, tendo um rede interessante de contatos nesta área. Em termos de números, não podemos chamar coleção, terei umas 30 motos restauradas e para restauro cerca de 40. Este numero é dinâmico uma vez que quando surge alguma coisa que aprecio, acabo por adquirir.



JS: O que lhe dá mais prazer: conduzir um veículo automóvel ou um veículo motorizado?


JM: As motos são a minha maior paixão, apesar de em termos de condução não ter muito tempo para tal, os carros também tem o seu encanto, nomeadamente o meu Honda 600 ou o 2 cavalos.



JS: O relato de uma viagem que lhe ocupe um lugar destacado na memória?


JM: Viagem não tenho nenhuma em especial mas a época que mais me marcou em termos de utilização da motorizada foram os anos de 87 a 90 que na altura tive uma Yamaha RZ 50, motorizada extremamente interessante, que me custou nova 267 contos e que utilizava intensivamente, no meu dia-a dia. Era frequente ir passar os fins de semana para Caminha, era uma aventura pegada.



JS: Que conselhos daria a quem se inicia no mundo das duas rodas?

JM: Nos dias de hoje, e mesmo na altura o conselho que dou é que quem vai iniciar-se neste mundo deve ter consciência do perigo que tal representa.

É importante antecipar o que os outros podem fazer na estrada e estar sempre atento. Felizmente passados cerca de 30 anos desde que tive a minha 1ª mota ( Casal Boss) nunca tive qualquer queda/acidente.

É este principio que tento passar aos meus filhos, pois estão a dar os primeiros passos neste agradável mas perigoso mundo das 2 Rodas.

Boas Curvas.



Breves:

1ª mota: Casal Boss ( 1984)

Mota de sonho: a que tenho atualmente : Yamaha XTZ 1200 supertenere

1º carro: Honda 600

Carro de sonho: Não tenho


Uma foto para termos a ideia da coleção de motas:



Blog? ajpmaia.blogspot.com ( jm motores)


Sem comentários:

Enviar um comentário