sábado, 22 de março de 2014

VCI do PORTO LIDERA O RANKING DOS PONTOS NEGROS DAS ESTRADAS EM PORTUGAL



Vou falar-vos do susto que apanhei hoje no Nó do Estádio do Dragão!

Para quem circula no sentido Arrábida-Freixo a saída para o Estádio do Dragão regista também um grande número de acidentes. Os despistes são frequentes quando as condições de aderência do piso sofrem alterações em virtude das condições climatéricas. A junta de dilatação metálica colocada à saída do viaduto da VCI, juntamente como uma curva com relevê inadequado ao qual se adiciona uma descida de considerável inclinação estão entre as principais causas. Aqui já foram feitas obras de tentativa de minimização desta conjugação de efeitos, todavia sem grande sucesso.

Hoje, no regresso a casa, com o piso molhado e a uma velocidade reduzida, entenda-se entre 60 a 65 kms hora, ao curvar para a saída do Nó do Estádio do Dragão, senti a traseira da minha WOLF a sair toda de zorro e a deslizar ao passar por cima destas 2 juntas de dilatação! Estas juntas deveriam ter uma tinta específica para permitir uma maior aderência! Não sei como mas evitei o espalhanço! Gritei um FODA_SE de dentro do capacete e procurei que a mota procura-se novamente um ponto de aderência... evitei usar os travões e talvez tenha sido isso com alguma sorte à mistura a evitar um mal menor! Também fiquei a saber que devo transportar pouco peso na top case pois nestas situações adversas, o peso acumulado na top case tem um efeito indesejável!

Quando passarem por lá, atenção redobrada e procurem entrar na curva mais a direito e não tão a curvar!

 Abraços ;-)


"Como em todas as estradas, as juntas de dilatação devem encontrar-se no sentido transversal à via e não na diagonal, como neste caso.
Para evitar a perda de aderência provocado pelo material com pouco atrito e pelo efeito de lomba que algumas juntas oferecem, deveremos "abrir a curva" para tentar passar o mais transversalmente possível sobre a dita cuja.

A boa prática de construção de viadutos e de bom senso aconselha a evitar as juntas de dilatação nas curvas"
. - comentário por Hélder Cuz (in Fórum F125Cc).

Sem comentários:

Enviar um comentário