segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

INTERCOM SCALA RIDER Q1




Como este ano tive um comportamento correto, a Mãe Natal resolveu presentear-me com um Scala Rider Q1, um BOM equipamento/intercomunicador. A opinião diverge de motociclista para motociclista pois estes sistemas de comunicação podem ser um fator de distração, diminuindo a eficácia da condução defensiva. Por outro lado, em determinadas condições, pode ser extremamente util, pois em situações de emergência podemos facilmente estabelecer contato telefonico.

Desta forma, descrevo-vos as características deste belíssimo equipamento:

O Cardo scala rider Q1 é o novo auricular Bluetooth entry-level de Cardo. Oferece muitas funções novas e inovadoras e é um fone de ouvido estéreo Bluetooth para um intercomunicador piloto-passageiro e um receptor de rádio FM RDS em um. Com este novo dispositivo, as instruções de voz do seu GPS sat nav (por exemplo, cavaleiro do TomTom ou Garmin zumo) e chamadas de telefone de até 2 telemóveis Bluetooth são encaminhadas para você diretamente, com qualidade de áudio superior. Um receptor de rádio FM RDS integrado com estação programável 6 presets rodadas fora os amplos recursos oferecidos por este dispositivo de comunicação. O kit de instalação sem fio para capacetes da motocicleta pode ser equipado para quase qualquer capacete pronto para operação dentro de alguns minutos.

Características e funções:
Conexão do intercomunicador (pelo menos 2 Cardo scala rider Q1s são obrigatórios): intercomunicador piloto-de-garupa (vocal ou manual)
Telefone móvel de conexão: conexão simultânea com 2 móvel telefones telefone de emergência individualmente programável números chamada vocal responder ou rejeitam (tecnologia Vox) - você nunca precisa levar suas mãos a função de chamada vocal do guiador e marcação (telefone móvel deve apoiar a ativação de voz)
GPS sat nav conexão: conexão para o GPS habilitado para Bluetooth sentou navegações (perfil de fone de ouvido Bluetooth necessário) para transmissão de instruções de navegação (por exemplo, Garmin zumo, TomTom Rider)

Outras características:
  • Alto-falantes estéreo intercambiáveis - os usuários podem assim conectar seus próprios alto-falantes através do plugue de 3.5mm jack Full duplex conexão: fala simultânea durante a ligação intercom função VOX para intercomunicação de mãos-livres e chamadas telefónicas
  • Bluetooth A2DP estéreo protocolo para conexão estéreo Hi-Fi sem fio compatível com A2DP telemóveis ou função AVRCP jogadores MP3 - para reprodução de música de controle remoto (play, pausa, avançar, retroceder) com telemóveis compatíveis ou leitores de MP3
  • Processador de sinal digital para redução de ruído de cancelamento e eco
  • Tomada para ligar um leitor de MP3 através de um cabo de recepção deste áudio trilha sonora (por exemplo, de MP3 player) para piloto e passageiro
  • Orientação vocal do menu ajuste automático de volume de acordo com o ruído de velocidade e fundo de viagens. Recepção de rádio via módulo de FM RDS integrado (6 Estação programável predefinições)
  • Função RDS - busca automática para a melhor freqüência de rádio para cada estação
  • Atualização de software através de ligação USB (PC com Windows XP, Vista ou 7 obrigatórias)
  • Função de clique-para-Link para conexão rápida a outros dispositivos compatíveis com o Cardo Scala Rider sem prévio acoplamento
  • Chaves de controle são grandes e podem ser usadas intuitivamente robusto e resistente às intempéries
  • Tempo de funcionamento: tempo de espera de 10 horas (tempo de conversação): até 10 dias fácil instalação em apenas 5 minutos 2 altofalantes ultrafino, apropriados para capacetes apertados.




1 comentário:

  1. A recente entrada em vigor do novo Código da Estrada, a 1 de janeiro de 2014, trouxe consigo um conjunto de mais de 60 alterações à versão do mesmo documento que se encontrava em vigor até final de 2013.

    Além das alterações mais comentadas, existe no entanto uma que pode deixar algumas dúvidas aos motociclistas que utilizem os cada vez mais populares sistemas de intercomunicador: estarão estes sistemas de comunicação específicos para uso em duas rodas dentro da legalidade ou fora da lei?

    A dúvida foi-nos colocada pelo nosso leitor Nuno Fernandes através de contacto por e-mail, também ele preocupado com a entrada em vigor desta nova legislação.

    De acordo com o Código da Estrada - Artigo nº84 “a alteração do regime de utilização pelo condutor de certos aparelhos durante a marcha do veículo, passando a ser proibida (…) a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos, com exceção (…) dos aparelhos dotados de um único auricular ou microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado”.

    Sendo assim, podia dar-se o caso dos sistemas de intercomunicadores poderem estar, com esta alteração ao Código da Estrada, fora da lei e o seu utilizador em risco de apanhar uma multa.

    No sentido de tentar esclarecer esta situação entrámos em contacto com alguns importadores deste tipo de acessórios - estamos à espera de mais respostas -, mas de momento o que conseguimos perceber é que os intercomunicadores em que o sistema de som funciona através de colunas e não auscultadores, e também contenham funcionalidade de comandos por voz, estão dentro da lei.

    De acordo com Nuno Abreu, responsável de marketing da GoldenBat, importador da Cardo Scala Rider

    “Os sistemas Scala Rider possuem colunas e não auscultadores, uma vez que não se introduzem nos pavilhões auriculares e, como tal, não os obstruem nem impedem a consequente audição, à semelhança do que acontece com as colunas dos sistemas de som dos automóveis. Contudo, cabe ao utilizador a utilização responsável. Todos os sistemas Scala Rider possuem sistema VOX (comandos por voz) e gestão de prioridades para uma utilização completamente mãos-livres, evitando que utilizador tenha de manusear continuamente o sistema.

    Na verdade, não é sequer necessário manusear o sistema enquanto se conduz. Todas as pré-configurações podem e devem ser feitas através do telemóvel ou do computador, e claro, sem necessitar de ter o veículo em marcha. Assim, não me parece haver violação do artigo, desde que exista uma utilização responsável. Posso ainda adiantar que várias forças policiais portuguesas (ex.: GNR) e estrangeiras, utilizam sistemas semelhantes e compostos por duas colunas e microfone”.

    Tal como referimos anteriormente no texto, a Revista MOTOCICLISMO continua a tentar obter mais respostas, seja por intermédio de outros importadores dos sistemas de comunicação para motociclistas, seja por intermédio das próprias autoridades.

    Assim que conseguirmos novas informações que ajudem a clarificar o texto do Artigo nº 84 do Código da Estrada, iremos atualizar esta notícia. Por isso fique atento a www.motociclismo.pt !

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