Um Marc Marques histórico, faz historia, pois consagrou-se como o mais jovem piloto de moto GP a vencer um campeonato. O jovem “rookie” espanhol da Repsol Honda realizou ontem em Valencia uma corrida “cerebral”, assegurou os pontos necessários sem correr riscos exagerados e sucede assim a Jorge Lorenzo na lista de pilotos campeões.
Em pista o mote para a conquista do título tinha sido dado precisamente por Marquez durante todas as sessões de treinos e mesmo na sessão de qualificação, onde o jovem nascido na localidade de Cervera, Catalunha, há vinte anos atrás, logrou realizar nova “pole position” e com recorde nesse ponto particular.Quanto a Jorge Lorenzo, tudo aquilo que podia fazer, era lutar para ganhar a corrida em Valencia e esperar que Marquez ficasse abaixo do quarto lugar – ou então não terminasse a corrida -, e o piloto da Yamaha Factory, sabendo disso, não fez por menos e adotou uma estratégia de corrida bem agressiva em comparação com aquilo a que estávamos habituados. Que o diga Dani Pedrosa…
Mas vamos então ao “filme” da última corrida da temporada de MotoGP em Valencia.
Assim que as luzes apagaram, Lorenzo imediatamente saltou da sua segunda posição na grelha de partida para a liderança. Lorenzo sabia que tinha de dar hipóteses a pilotos ligeiramente mais lentos, como Valentino Rossi, Alvaro Bautista ou mesmo Cal Crutchlow, de se intrometerem entre si e Marc Marquez, e por isso adotou um ritmo de corrida mais lento do que aquele que supostamente era expectável.
No entanto, Dani Pedrosa, sem ordens de equipa que o “prendessem” atrás de Marquez, entretanto a rodar na terceira posição, seguia Lorenzo de muito perto, de tal forma que os dois estiveram algumas vezes a milímetros de não conseguirem evitar incidentes… pelo menos até à 10ª volta.
Nesse momento Pedrosa decide-se a atacar a liderança de Lorenzo. Passa o rival da Yamaha, assume a liderança, mas logo a seguir, na curva Doohan, Lorenzo responde com agressividade e empurra Pedrosa para fora da trajetória, uma manobra que está a ser analisada pela Direção de Prova, mas que até este momento não levou a anúncio de penalização a Lorenzo.
Com esta intensa batalha entre os dois primeiros, quem beneficiou foi mesmo Marc Marquez, que saltou de terceiro para primeiro. No entanto Jorge Lorenzo, fazendo jus ao título de campeão da temporada anterior, e sem dar a luta como perdida, recuperou ânimo e foi atrás do seu rival. Uma volta mais tarde o piloto da Yamaha estava de regresso ao primeiro posto, enquanto uns segundos mais atrás do trio da frente, Valentino Rossi e Alvaro Bautista entretinham-se a trocar de posições, com o italiano a assumir o quarto posto por troca com o espanhol da Gresini.
Na frente da corrida, Lorenzo voou então até à bandeira de xadrez, vencendo pela oitava vez em 2013 (mais duas vitórias do que Marquez), mas um resultado que se mostrou insuficiente para as contas do título, mesmo que Marquez tenha deixado Pedrosa passar em pista para o companheiro de equipa ser segundo.
Marc Marquez sabia que o terceiro posto era um resultado mais do que suficiente para assegurar o cetro de MotoGP, e foi nesse mesmo lugar que cruzou a linha de meta, e deu início aos festejos com os fãs e equipa.
Termina assim uma temporada verdadeiramente época para o novo campeão de MotoGP: “MM93” é o mais novo campeão de MotoGP da história, batendo o registo de Freddie Spencer, foi o mais novo piloto de sempre a vencer uma corrida de MotoGP, é o primeiro estreante a conquistar o título em MotoGP passados 35 anos de feito semelhante de Kenny Roberts.
Sem comentários:
Enviar um comentário