sexta-feira, 5 de julho de 2013

2 RODAS QUE SALVAM VIDAS




A partir de Julho de 2004, os motociclos de emergência médica passaram a fazer parte dos meios do INEM.

O motociclo de emergência médica é um meio ágil, vocacionado para o trânsito citadino, que permite chegar rapidamente ao local onde se encontra o doente.

Este veículo transporta um aparelho de Desfibrilhação Automática Externa, oxigénio, adjuvantes da via aérea e ventilação, equipamento para avaliação de sinais vitais e glicemia capilar e outros materiais de Suporte Básico de Vida (SBV).

Este material permite ao Técnico do INEM adotar as medidas iniciais necessárias à estabilização da vítima, até que estejam reunidas as condições para um eventual transporte.

Em alguns casos, a intervenção deste meio é a única necessária, dispensando a presença de uma ambulância de socorro no local.

As motas de emergência fazem parte dos meios do INEM e estão disponíveis nas cidades de Braga, Porto, Coimbra, Lisboa, Setúbal e Faro, a que se juntam agora Cascais e Matosinhos. Em termos de acionamentos, entre julho de 2004 e abril de 2013, as motas do INEM assistiram 23.691 vítimas.

Estes meios do INEM funcionam durante os dias úteis, no período diurno, precisamente aquele em que existe uma maior circulação de trânsito e em que a sua utilização representa uma mais-valia. Este equipamento é necessário e adequado para a estabilização da vítima até que estejam reunidas as condições ideais para o seu eventual transporte.







Sem comentários:

Enviar um comentário