Alguns cuidados, a saber:
É desaconselhável usar máquinas de lavar à pressão pois apesar de eficientes são demasiado agressivas para a pintura e para os plásticos. Para além disso a pressão facilita a que se instale humidade nas partes eléctricas da moto.
A corrente exige um cuidado especial. Não se deve aplicar querosene nem WD-40 porque são produtos que atacam os o-rings ( mas nem todas as correntes têm este sistema ). Os o-rings são pequenos anéis de borracha que se encontram entre os elos de algumas correntes. Tanto o querosene como o WD-40 são desengordurantes poderosos e acabariam por retirar toda a sua lubrificação, ressecando-os. Para além disso o WD-40 ataca a borracha, dilatando-a.
Deve-se ter muito cuidado para não deixar salpicar para os discos dos travões qualquer tipo de lubrificantes ou querosene porque isso faria com que a moto deixasse de travar, pelo menos temporariamente, ou no pior caso as pastilhas acabariam por ficar estragadas.
Molhar a moto
O primeiro passo é molhar a mota. Isso deve ser feito com uma mangueira normal com pouca pressão e sem insistir nas zonas com componentes eléctricos como o painel de instrumentos ou a zona debaixo do depósito. O objectivo não é que a moto fique limpa, mas sim retirar a sujidade mais superficial e soltar a que está mais agarrada.
Lavagem em si
É pois com uma esponja ou um pano que se vai retirar toda a sujidade, molhando num balde contendo água e champô e passando na mota sem aplicar muita pressão inicialmente para não riscar os metais com as partículas maiores.
O querosene, apesar de não poder ser aplicado na corrente nem nas partes de borracha, é útil para retirar as gorduras do motor, do descanso, braço oscilante e outras zonas sujas de óleo. Com um pincel macio e um recipiente de querosene sai tudo num instante.
A corrente deve ser limpa recorrendo a um desengordurante especialmente pensado para não danificar os o-rings.
No final, passar novamente com água para retirar todo o sabão e sujidade tendo em conta os cuidados já referidos.
Secagem
É importante secar bem a moto para retirar o máximo de humidade possível e também para se poder aplicar depois os produtos de conservação. O ideal é usar um pano limpo que não liberte “pêlos”. As cavidades dos parafusos ( das carenagens por exemplo ) retêm água que escapa à passagem do pano. Por isso é sempre bom agarrar a moto pelo guiador e sacudi-la para os lados.
Produtos finais
Uma vez a moto bem seca é importante aplicar alguns produtos que virão a conservar e também a aprimorá-la. Os produtos a usar são WD-40, silicone e cera.
Para os plásticos e borrachas deve ser usado silicone, e nunca WD-40. Isso deve-se ao mesmo motivo pelo qual não se deve usar WD-40 nas correntes. Este produto dilata a borracha acabando por mais tarde ou mais cedo estragá-la. O silicone protege-a e para além disso deixa um acabamento muito bom. Existe em cera de silicone ou ainda em spray, que é o que uso porque é mais fácil de aplicar em zonas como por exemplo o painel de instrumentos.
O WD-40 é pois muito útil para repelir a água e evitar assim a formação de ferrugem. Por isso deve ser aplicado em zonas metálicas como no motor, peseiras, descanso, parafusos, e outras.
Para fazer desaparecer pequenos riscos nos metais como por exemplo no depósito e também obter um acabamento muito bom pode-se usar cera. Espalhe com um pano macio e limpo, deixe secar um tempo e depois com outro pano retire a cera até ficar ao seu gosto.
Cuidados finais
No final de todo o processo o ideal é dar uma pequena volta de mota para que a humidade que se acumulou evapore o máximo possível antes de guardar a mota. Provavelmente notar-se-á uma diminuição da eficiência de travagem, o que é normal e temporário mesmo que se tenha tomado o cuidado de não sujar os travões com lubrificantes.
Antes de guardar a mota deve-se lubrificar de novo a corrente recorrendo a um bom lubrificante para correntes de motos. A pequena volta serve também para secar e aquecer um pouco a corrente de modo a que a lubrificação seja mais eficaz.
A Nossa mota merece ser mimada, não concordam?
Já agora, alguém sabe dizer-me onde fica mesmo aquela estação de serviço? 4 meninas para lavarem a nossa mota?
:-)
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