quarta-feira, 22 de maio de 2013

COMO ESCOLHER UM CAPACETE



No que diz respeito à segurança, o capacete é sem dúvida o elemento mais importante. Ter um bom capacete é fundamental, mas é também importante saber escolher o tamanho adequado de forma a maximizar a segurança por ele oferecida.

O tamanho adequado à cabeça de cada um passa por dois aspectos fundamentais: um capacete deve estar justo à cabeça mas deve ao mesmo tempo ser confortável.

Ao colocar o capacete na cabeça, este não se deve deslocar livremente e não deve haver espaço livre entre um e outro. É importante rodar a cabeça para cima e para baixo para verificar se o mesmo se consegue movimentar ou se acompanha o movimento da cabeça, que é o que deve acontecer. Um capacete demasiado grande atrapalhará na condução e não absorverá correctamente o impacto em caso de colisão. Apesar disso a zona que protege o queixo não deve tocar na face.

Ao início é normal sentir que o capacete está apertado e ter em consideração que com o uso ele adaptar-se-á melhor à cabeça. Contudo é importante saber distinguir essa situação daquela em que o capacete chega mesmo a magoar. Portanto o melhor é usar o capacete uns minutos e caso seja desconfortável experimentar o tamanho acima ou o mesmo tamanho de outro modelo, porque tal como ao comprar um par de sapatos, por vezes apesar de terem o mesmo tamanho sapatos de marcas diferentes ajustam-se melhor. É importante escolher um capacete confortável que não incomode durante a condução. Se o mesmo for demasiado apertado acabará por provocar dores de cabeça.

No que diz respeito ao conforto há outro ponto a ter em conta, que é o tipo de material de que é feito. Capacetes feitos de materiais mais leves como fibra de carbono acabam por ser mais confortáveis de usar na medida em que não exigem tanto do pescoço. Mas são mais caros.

Na hora de escolher o capacete o preço pode ter influência na decisão. É importante dar prioridade à qualidade do produto, uma vez que se virá a reflectir na segurança que oferece. Daí considerarmos que apostar em marcas com um nome a defender não é má ideia, e apostar em produtos mais baratos de qualidade inferior que possam vir a comprometer o bem-estar futuro do motociclista não vale a pena.

No fundo, o importante é encontrar o equilíbrio entre conforto e funcionalidade. Há várias marcas e modelos e deve ser dado o tempo adequado a esta tarefa de forma a escolher o melhor capacete possível porque é a segurança de cada um que está em jogo.


RECOMENDAÇÃO: NEXX


A NEXX Helmets, marca de capacetes portuguesa, está de parabéns.

A conhecida revista alemã Motorrad testou os melhores capacetes integrais de média gama do mercado e o vencedor, com uma pontuação quase perfeita de 92 em 100, foi o NEXX XR1.R, classificado como “muito bom”.

As seguintes características foram destacadas como os pontos fortes:

- Muito fácil de colocar e tirar

- Muito bom ajuste

- Assenta confortavelmente

- Forro agradável, confortável

- Equilibrado de modo soberbo

- Sensação de leveza

- Aerodinâmica perfeita

- Ventilação eficaz e fácil de operar

- Viseira fecha hermeticamente

- Campo de visão extremamente grande

- Troca de Viseira fácil

- Ideal para usuários com óculos

- Excelente absorção de impacto



Sem comentários:

Enviar um comentário