quinta-feira, 30 de maio de 2013

CAPACETES: VANTAGENS E DESVANTAGENS


O capacete é o único acessório obrigatório por lei.


Na hora de escolher, um capacete, importa ter conhecimento dos diferentes tipos de capacete:


Jet - ligeiro, arejado e económico
É o capacete mais agradável de utilizar … mas protege menos. Oferece um bom campo de visão e um excelente arejamento, no entanto não protege a cara. É acima de tudo um capacete confortável, ideal para a cidade, para pequenos trajectos ou para o verão.



 Integral – protecção máxima
Porque envolve a totalidade do rosto, o capacete integral é o mais “seguro”. A viseira regulável em abertura permite gerar mais ou menos ar no seu interior (evacuação rápida do embaciamento) sem deixar que a água entre no interior. Este capacete oferece a melhor relação segurança/conforto/preço. A sua principal desvantagem é o reduzido o ângulo de visão, o que é prejudicial ao nível da protecção activa.



Modular - polivalência
É um misto de capacete integral e capacete jet , o modular é polivalente : cidade, estrada, auto-estrada… Podemos abri-lo a baixas velocidades e fechá-lo em estrada. Assegura uma boa protecção conferindo um óptimo conforto, no entanto é sempre mais pesado e mais caro. Alguns modelos estão homologados como integrais e modulares.



Cross – vocacionado para o todo o terreno
Utilizado principalmente para as provas TT, o capacete de Cross protege particularmente bem ao mesmo tempo que permite um arejamento muito bom. Concebido para a condução a baixa velocidade, a sua forma está pouco adaptada aos grandes trajectos em estrada ou auto-estrada, acima de tudo porque é bastante ruidoso e não dispõe de viseira. Acessório indispensável: óculos compatíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário