segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

DAKAR 2015: HÉLDER RODRIGUES EM GRANDE



A sexta etapa do Dakar 2015, que hoje ligou Antofagasta e Iquique, no Chile, com 319 km de especial cronometrada, foi hoje pintada com as cores portuguesas, graças a uma grande vitória de Hélder Rodrigues (Honda), que liderou a tirada desde cedo, sempre em “sprint” para não ser alcançado por Toby Price e Paulo Gonçalves (Honda), que o seguiam de muito perto.

Rodrigues bateu o talentoso rookie australiano por 1m10s, deixando em terceiro lugar Paulo Gonçalves, a 1m42s. O chileno Pablo Quintanilla e o eslovaco Stefan Svitko completaram o top 5, na frente de Joan Barreda, que continua a liderar a prova e hoje ganhou mais cerca de dois minutos a Marc Coma, que foi o 8º mais rápido à chegada a Iquique, na costa do Pacífico. Quanto a Ruben Faria, terminou a etapa logo atrás de Marc Coma, a 20 segundos do seu companheiro de equipa na Red Bull KTM.

Finalmente, no que respeita a Mário Patrão, partiu o motor da sua RM-Z 450 e chegou muito atrasado a Iquique, a 2h37m do primeiro. Já no bivouac, o campeão nacional de TT publicaria na sua página de Facebook, que "infelizmente, depois de um dia que estava a ser magnífico, rolando já no Top 25, quando faltavam disputar 30 quilómetros de "especial" o motor da minha mota cedeu. Não fui feliz, nem a sorte quer estar do meu lado. Consegui seguir até ao final rebocado por um Quad e mantenho-me na corrida, ainda que as aspirações tenham sido perturbadas. Temos mais uma semana pela frente e espero recuperar o máximo possível."

Quem terá abandonado hoje foi o austríaco da KTM, Matthias Walkner, vencedor da 3ª etapa, e que deixou de aparecer nas classificações da tirada de hoje desde cedo.

Para já, em termos de Classificação Geral, Paulo Gonçalves faz uma boa operação em relação a Barreda e Coma, ganhando-lhes, respetivamente, 5m40s e 7m30s, mantendo o 3º posto, enquanto Hélder Rodrigues trepa quatro posições, passando à frente de Jordi Viladoms (muito atrasado hoje), Ruben Faria, Matthias Walkner e Stefan Svitko, para se instalar no 6º posto a 2m20s de Toby Price. Ruben Faria desce uma posição, para o 7º lugar, pelo que temos três pilotos portugueses entre os sete melhores do maior rali do Mundo!

Para Hélder Rodrigues, este foi um dia em que o piloto afirmou que “sabia que tinha alguma vantagem em partir de trás para esta etapa. Ataquei forte desde o início e consegui imprimir sempre um bom ritmo. Estou a subir na geral e esse era o meu objetivo. A Honda está na frente da corrida. Vencer a etapa foi bom para mim, mas o mais importante foi ter subido na classificação. Tenho estado doente desde o início do Dakar. Num dos dias em que estava muito bem tive um problema mecânico e hoje consegui recuperar bastante, o que foi muito positivo”.

Já Ruben Faria declarou no final que "hoje foi novamente um dia muito positivo. Comecei na 15ª posição mas rapidamente encontrei o meu ritmo para chegar ao final na nona posição. Senti-me muito bem fisicamente e, sem cometer excessos, fechei esta primeira fase da prova de acordo com as minhas expetativas. Voltámos a ter alguma navegação na fase final mas depois da neutralização estive sempre muito concentrado e aumentei mesmo o meu ritmo. Desta forma fui subindo na classificação e fechei o dia em nono".

Amanhã será o dia de descanso para motos e quads - este ano separado da restante caravana - e a ação regressa no domingo com a etapa que leva os pilotos de motos para o salar de Uyuni, já na Bolívia.


Classificação 6ª etapa

1. Hélder Rodrigues (Honda), 3h40m10s
2. Toby Price (KTM), a 1m10s
3. Paulo Gonçalves (Honda), a 1m42s
4. Pablo Quintanilla (KTM), a 6m11s
5. Stefan Svitko (KTM), a 6m42s
6. Joan Barreda (Honda), a 7m20s
7. Jeremias Israel (Honda), a 8m58s
8. Marc Coma (KTM), a 9m14s
9. Ruben Faria (KTM), a 9m34s
10. Ivan Jakes (KTM), a 13m59s
82. Mário Patrão (Suzuki), a 2h37m00s

Classificação Geral após a 6ª etapa

1. Joan Barreda (Honda), 21h38m35s
2. Marc Coma (KTM), a 12m27s
3. Paulo Gonçalves (Honda), a 17m12s
4. Pablo Quintanilla (KTM), a 29m57s
5. Toby Price (KTM), a 33m44s
6. Hélder Rodrigues (Honda), a 36m04s
7. Ruben Faria (KTM), a 40m27s8. Stefan Svitko (KTM), a 41m27s
9. Alain Duclos (Sherco), a 52m56s
10. Jeremias Israel (Honda), a 1h00m48s
47. Mário Patrão (Suzuki), a5h27m39s

Sem comentários:

Enviar um comentário