Será com 11 portugueses na linha de partida que arrancará a 37.ª edição do Rali Dakar, a sétima em versão sul-americana, no dia 4 de Janeiro de 2015. Com partida e chegada (no dia 17 de Janeiro) previstas para Buenos Aires, a dura maratona de todo-o-terreno irá percorrer, ao longo de 14 dias, perto de 9200 quilómetros (4600 dos quais cronometrados para automóveis e motos) entre estradas, pistas e dunas, distribuídas por Argentina, Chile e Bolívia. No total, estão inscritos 414 veículos.
Nos carros, o veterano Carlos Sousa volta a ser o português em destaque, ao volante de um Mitsubishi navegado por Paulo Fiúza, numa edição que marca também o regresso de Ricardo Leal dos Santos. Para além deste trio, participam ainda Filipe Gameiro e Vítor Jesus, que serão navegadores do chileno Boris Garafulic (Mini) e do argentino Nazareno Lopez (Toyota), respectivamente.
Juha Kankkunen. A equipa francesa quer regressar ao topo e apostou forte num trio de pilotos consagrados, que soma 17 títulos entre si, encabeçada pelo francês Stéphane Peterhansel, que detém um recorde de 11 triunfos na prova (entre motos e automóveis). Como companheiros de equipa terá o também francês Cyril Despres, detentor de cinco vitórias nas motos, e o espanhol Carlos Sainz, ex-campeão mundial de ralis e vencedor da edição de 2010 do Dakar.
Uma aposta forte da Peugeot que pretende interromper a hegemonia da Mini, que venceu as últimas três edições. A marca alemã aposta na revalidação do título do espanhol Nani Roma, que terá como colega de equipa o qatari Nasser Al-Attiyah.
A aposta portuguesa será mais forte nas duas rodas, com as presenças de Hélder Rodrigues (Honda), terceiro classificado em 2011 e 2012, Paulo Gonçalves (Honda), Ruben Faria (KTM) e Mário Patrão (Suzuki). O espanhol Marc Coma (KTM) surge como um dos principais favoritos e irá defender o título conquistado na última edição, com o seu compatriota Joan Barreda (Honda) e o francês Olivier Pain (Yamaha) a surgirem também entre os principais favoritos este ano, numa lista que inclui ainda os dois portugueses da Honda.
Nos camiões, a representação portuguesa estará a cargo de Pedro Velosa (Iveco) e José Martins (Renault), numa categoria em que o russo Andrey Karginov (Kamaz) parte com o estatuto de campeão em título.
Em destaque:
O piloto algarvio Ruben Faria fez história na última edição do Dakar, conseguindo a melhor classificação de sempre de um português na prova, e para este ano as expetatiavs são elevadas.
Começou a experimentar os motores com uns meros 5 anos, iniciando-se na competição aos 8.Iniciando-se quase a partir do berço, o amor pelas motos é algo que acompanha Ruben desde sempre, com a sua primeira moto a ser uma Zundapp 50cc automática "fabricada pelo grande mestre - o meu pai".
Os títulos vêm se acumulando e em 1999 e 2000 foi campeão nacional de Todo-o-Terreno, coneguindo também vitórias em provas como o Rali de Marrocos em 2007, Vencedor do Rally dos Sertões (450cc) e do Pax Rally em 2008 e ainda soma várias participações no Rali Dakar, com vitórias em várias etapas desde a sua primeira participação no ano de 2003.
O atleta natural de Olhão, é o piloto principal dentro da equipa Red Bull KTM Factory Racing, alinhando na época de 2013/14 ao lado do espanhol Marc Coma - por três vezes vencedor do Dakar - e do norte-americano Kurt Caselli.
Com a última edição do Dakar a ser a melhor da história, ficando apenas atrás do seu chefe-de-equipa na KTM/Red Bull, Cyril Després, o futuro parece risonho e Ruben aspira a voos ainda mais altos. Com o sonho de vencer o Dakar bem presente Ruben prepara-se para uma edição do Dakar única e onde só se pode esperar o melhor do piloto.
DAKAR, uma prova cujas imagens falam por si...
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