quinta-feira, 26 de março de 2015

STUNT RIDING




O Stunt Riding ou como vulgarmente é mais conhecido por "FREESTYLE". È um desporto ainda muito recente, mas de ano para ano tem conhecido cada vez mais praticantes, bem como admiradores e seguidores desta modalidade, a qual também tem sido muito solicitada para espectáculos e demonstrações em concentrações. Inclusivé, já existem vários campeonatos dedicados a esta modalidade, quer Nacionais e Mundiais, o que demonstra bem a crescente popularidade do Stunt Riding.



Nesta modalidade, há que destacar determinados praticantes, os quais têm contribuído muito para a evolução e divulgação da mesma e, também, têm marcado esta modalidade com manobras de grande espectacularidade e beleza, a par de grande dificuldade e destreza. É uma modalidade muito exigente, que requer alguns dotes, os quais tornaram os praticantes abaixo em verdadeiros ícones do Stunt Riding.

Um dos praticantes que está indiscutívelmente ligado aos primórdios do Stunt Riding, é o incontornável AC Farias.

O simpático Brasileiro é considerado por muitos como o “pai” do Stunt Riding, pois ele já andava a dar espectáculos e demonstrações quando ainda nem se falava na criação oficial de uma modalidade ligada a este tipo de manobras.

Durante muitos anos o AC Farias encantou multidões com as suas fantásticas manobras e inspirou muitos Motociclistas adeptos dos “cavalinhos”, “burrinhos” e afins a seguirem-no. Foi uma fonte de inspiração para muitos e, apesar de já não ser propriamente um “puto”, ainda continua a praticar a modalidade e a dar espectáculos em todo o mundo.

Contudo, começaram a surgir novos valores no Stunt Riding, os quais além de seguirem as pisadas do AC Farias, introduziram novas manobras, cada vez mais elaboradas e arriscadas, mas que também têm contribuído para uma maior espectacularidade.

Nesta nova geração de “Stunters”, seria um erro não referir o Chris Pfeiffer. Este jovem de nacionalidade Alemã tem encantado a tudo e todos com as suas manobras inovadoras, especialmente por serem aos comandos de motas pouco vulgares nesta modalidade, como a Ducati Monster e, actualmente, uma BMW F800 devidamente transformada numa Naked.




Só para terem uma ideia do nível elevado deste jovem, o mesmo já possui diversos títulos de Stund Riding, onde se incluem Campeonatos Mundiais, Europeus, entre muitos outros. Um dos ícones actuais desta modalidade.

Em Portugal o pioneiro do Stunt Riding foi o Paulo Martinho:

Paulo Martinho foi um dos grandes impulsionadores desta modalidade em Portugal e ainda se mantém em actividade, proporcionado grandes espectáculos, com muitas manoboras de grande espetacularidade e originalidade. Paulo é e vai continuar a ser uma figura de referência no Stunt Riding em Portugal e continua a mostrar que é um dos melhores praticantes desta modalidade.

Portugal possui vários praticantes e também possui um Campeonato Nacional, o qual é muito disputado de destacar o actual Campeão Nacional, André Araujo "Acuko", o vice-campeão Paulo Matias, e tambem Hélio Pereira 3º classificado do campeonato de 2008.

Mas também possui alguns dos melhores praticantes Mundiais desta modalidade, onde se destaca o fabuloso Humberto Ribeiro:

O nosso “tuga” não é só mais um “maluco” que faz umas manobras engraçadas, é antes de mais um dos melhores praticantes, reconhecido internacionalmente e, mais importante, já foi Campeão Mundial de Stunt Riding, onde bateu o Chris Pfeiffer. Fantástico!

Humberto faz de tudo em cima de uma mota e, até já possui manobras inventadas por ele próprio, o que só reflecte as ínumeras horas que passa a praticar, sempre com o objectivo de melhorar mais e mais.

Outro Português que destaco nesta modalidade é o Ricardo Domingos, mais conhecido por “Arrepiado”:

Apesar de não possuir qualquer título Mundial, Ricardo é reconhecido como um dos melhores praticantes da modalidade e já foi um dos animadores do Campeonato Nacional desta modalidade. Aliás, o “Arrepiado” possui alguns títulos de Campeão Nacional.

Actualmente tanto o Ricardo Domingues como o Humberto Ribeiro disputam o Campeonato Mundial.


Paulo Martinho:



Hélio Pereira:



Sigam o Campeonato Nacional de Stunt Riding em https://www.facebook.com/CampeonatoNacionalStuntRidingOpen

Sem comentários:

Enviar um comentário