quarta-feira, 25 de março de 2015

ROTA VIA DA PRATA / A RUTA VIA DE LA PLATA






Um dos mais importantes e atrativos itinerários da Europa


A Ruta Vía de la Plata, que percorre o Ocidente de Espanha, é um itinerário perfeito para ser percorrido de mota. Os mais de 800 km que ligam Sevilha a Gijón (ou Gijón a Sevilha) oferecem uma paisagem de grande variedade e contraste. Quer seja pela moderna A-66 ou pela mais clássica N-630, o viajante de mota poderá ascender passos de montanha por estradas sinuosas, atravessar devesas e vales até chegar ao mar, ou percorrer quilómetros de planícies com o horizonte como único limite, desfrutando de uma experiência inesquecível.




O itinerário é baseado numa calçada romana cuja origem remonta a tempos pré-históricos e converteu-se, mesmo antes da dominação romana, numa das principais vias de comunicação dos povos ibéricos. Hoje em dia é um grande circuito turístico, numa linha quase paralela e próxima à fronteira portuguesa e que constitui um eixo que se estende de Norte a Sul, ou de Sul a Norte (conforme queiramos iniciar a nossa viagem), capaz de articular um importante património histórico, o conjunto dos excelentes recursos naturais e paisagísticos, bem como as diversas culturas locais presentes no território.


Porquê "De la Plata" ?

Existe uma versão que vinculava o seu nome à exploração e transporte de material precioso ao longo da rota. No entanto, a maioria dos estudiosos concorda que em principio o nome de “Plata” procede do termo árabe “balath” ou “baLata” que significa pavimento ou caminho pavimentado.



A nossa viagem começa em Sevilha, na Andaluzia. Percorre aExtremadura, Castela-e-Leão, e termina em Gijón, nas Astúrias.

O itinerário alberga um interessante património da todas as épocas: O romano, o legado árabe, o pré-românico asturiano, o românico que alcança o seu expoente máximo em Zamora, o gótico, o incrível barroco andaluz e até mesmo a arquitectura contemporânea.

Conta com 3 reservas da biosfera (Reserva da Biosfera do Alto Bernesga em Castela-e-Leão, Parque Natural de las Ubiñas nasAstúrias e Monfrague na Extremadura).

E converte-se num percurso pela gastronomia espanhola, uma vez que podem experimentar a cozinha típica de 4 regiões espanholas. Desde a gastronomia do norte com o peixe fresco e mariscos asturianos, aos assados castelhanos, os enchidos extremeños ou a gastronomia mediterrânea do Sul com influência “andalusi” onde o azeite, as hortaliças, frutas e legumes são os protagonistas.

A Red de Cooperación de Ciudades en la Ruta de la Plata é a entidade que promociona este itinerário e na sua página web ( www.rutadelaplata.com/pt, tem um apartado específico, a Ruta de la Plata em mota. O viajante de mota, encontrará uma variada e útil informação para planear a sua viagem pela rota, informação sobre aluguer de motas, rotas guiadas, agências de viagens especializadas e muito mais!




Além disso, a Rede de Cooperação pensando no viajante de mota, põe ao seu dispor um cartão promocional gratuito, o Moto Vía Card, que lhe oferece a possibilidade de beneficiar de descontos durante a sua viagem pela rota em mais de 140 empresas localizadas em qualquer dos 24 municípios membros da Red de Cooperación de Ciudades en la Ruta de la Plata, dentro do ámbito turístico (alojamentos, restauração, empresas de servicios turísticos ou culturais) e também lojas, oficinas de reparação de motas e estações de serviço.



Eu fiquei apaixonado por esta rota e pretendo fazer-me à estrada um dia destes. Já pedi o passaporte e os nossos amigos #Asturianos# foram rápidos na entrega :-)



Agora é marcar uns dias de férias e atestar o depósito.

Mais informações em www.rutadelaplata.com/pt

Sem comentários:

Enviar um comentário