A BMW anunciou que a polícia de Barcelona, Espanha, utilizará a scooter elétrica da marca para realizar as suas tarefas de rotina. Uma frota de 30 unidades do C Evolution foram entregues à autoridade da cidade catalã com algumas alterações de forma a poderem realizar as rondas policiais.
O C Evolution chega a 120 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente) e seu motor rende 47 cavalos de potência. Autonomia é de cerca de 100 km e a carga leva cerca de 4 horas para ser completa recarregando numa tomada de 220 V.
De acordo com a BMW, a aceleração da scooter é superior ao de modelos convencionais de 600 cilindros ou mais. Dados da fabricante apontam que o veículo faz de 0 a 50 km/h em 2,7 segundos e de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.
Regeneração de energia
Para impulsionar o motor, o modelo utiliza uma bateria de íon-lítio de alta voltagem, com capacidade de 8 kWh. Com refrigeração líquida, o propulsor transmite a força para a roda traseira através de correia.
O C Evolution disponibiliza 4 opções de entrega de potência: Road, Eco Pro, Sail e Dynamic. Além de oferecer modos de maior e menor consumo, a scooter equipa um inédito sistema de recuperação de energia, quando trava ou mesmo ao cessar o acelerador. O grau de regeneração, vai variar de acordo com o modo escolhido.
No Road, por exemplo, fica disponível a aceleração máxima do C e cerca de 50% da energia é recuperada ao deter o acelerador e 100% ao travar. No Eco Pro, a energia é poupada ao limitar a força da scooter, mas o seu nível de recuperação é o máximo.
Escolhendo a opção Sail, a energia não será recuperada ao parar de acelerar, deixando o veículo deslizar livremente. Para completar, a opção Dynamic combina potência plena, com alto grau de recuperação.
Sem comentários:
Enviar um comentário