segunda-feira, 11 de agosto de 2014

SIS - SACHS V5 - MEU 1º PROJETO DE RESTAURO (OU TENTATIVA)!!!

Falar da Sachs ou melhor a SIS-Sachs - Veículos Motorizados Lda., uma das mais antigas e conhecidas marcas de veículos de duas rodas, é falar de uma parte da nossa história e da nossa indústria neste sector.

Fundada em 1953 por Joaquim Simões Costa dedicou a sua atenção ao fabrico de veículos de duas rodas capazes de cumprir com eficiência as necessidades diárias do utilizador.

Dessa forma produziu a Bamby cuja base era semelhante ao de um ciclomotor com um quadro melhorado que cumpria, ao mesmo tempo, a função do depósito de combustível. O motor monocilíndrico a dois tempos de 50cc possuía caixa automática o que facilitava o seu uso por uma grande faixa de mercado. Mas as suspensões eram inexistente e logo surgiu a Minor 502 com forquilha telescópica na frente e dois amortecedores atrás. O motor continuava a ser automático, mas estava coberto. O aspecto deste modelo era bem diferente do anterior. Já possuía depósito próprio para combustível e a grelha de porta-bagagens traseira era mais estética. Para quem o desejasse, era possível adaptar ainda um cesto metálico por cima do farol dianteiro. O seu aspecto em nada invejava às actuais produções do género. E estávamos nos anos 50!

Um dos modelos com mais sucesso, a SIS-Sachs V5 ainda hoje circula nas nossas estradas.





Sucesso comercial.

O modelo que constituiu um verdadeiro sucesso comercial foi a V5. Ainda hoje é possível observar esse modelo, actualizado ao longo do tempo, nascido há 27 anos. O motor era a sua principal arma e foi esse elemento mecânico que construiu a reputação da marca ao longo dos anos.

Hoje, a gama de modelos da SIS Sachs não está apenas apoiada nas estradistas. O fabricante nortenho conta com a RE50, máquina para uso misto no asfalto e no todo-o-terreno. Apenas para uso na estrada (mas sempre postas à prova pelos seus utilizadores noutras situações) as SIS-Sachs Lotus Special e Fuego fazem parte dessa gama cujo topo é ocupado pela GP1.

Dois (2) destes modelos foram adquiridos pelo meu sogro, o Sr. José Ferreira. Vai com a sua Sachs V5 Top Speed para todo o lado.

Como tinha uma lá parada, resolvi meter as mãos à obra e tenhar fazer um pequeno restauro (minha primeira vez)! Vamos ver como vai sair o resultado final... para já, muito MISTOLIN , Wd40 e muita paixão!




































Sem comentários:

Enviar um comentário