terça-feira, 15 de abril de 2014

LEGENDS OF DAKAR: YAMAHA TDM 850 & XTZ 750 SUPER TENERÉ

A YAMAHA TDM850 é uma moto pertencente à categoria Maxi-Trail fabricada pela Yamaha. Foi substutuída pelo modelo TDM 900, produzida desde 2002 pela Yamaha Motor Co. Japan.



A TDM 850 é costumeiramente classificada como uma Sport Adventure. A sua engenharia é derivada das XTZ 750 Super Tenere que ganhou várias temporadas do Paris Dakar.



A sua produção foi descontinuada em 1996, mas não antes da versão Dakar YZE750, venceu o Dakar por duas vezes, além de vencer também, quatro vezes com a 850. Proprietários e pilotos aprovam esta máquina devido ao seu conforto e sensação de solidez, além de alta autonomia no tanque de combustível de 26 litros.

Com esta Superténéré, a Yamaha conseguiu conferir uma aparência de “supertouring”, com a suspensão alta, junto com um leve toque de competição, com a carenagem integral e o duplo farol claramente inspirados no estilo das FZR. Tudo isso montado sobre um motor completamente inédito com dois cilindros em linha inclinados a 45° (também derivado da série FZR), quatro tempos, refrigeração liquida, potência declarada de 70cv a 7.500 rpm.

Uma moto decididamente “Super” em todos os aspectos. Uma resposta à sua concorrente mais direta, a Honda Africa Twin 650, precursora do conceito “moto total”, e que agora ficou um pouco longe da versão Yamaha da moto total. Neste conceito, a Superténéré conseguiu uma impressionante característica de moto estradeira, perfeitamente adequada à prática do moto turismo em tempo integral, em qualquer terreno.

Uma mastodôntica trail destinada basicamente à estrada, onde pode atingir até 200 km/h. É a mistura perfeita entre a geração de motores de cinco válvulas com a maneabilidade do quadro on-off road.




Pensar numa moto on-off que viaja a quase 200 km/h parece fantasia pura. No entanto a Superténéré é real e mesmo não conservando o emprego especifico das motos de enduro, pelos menos oferece muito mais versatilidade do que uma FZR 750. Sua velocidade máxima real foi de 191 km/h, com fortes ventos, mas com base no velocímetro foi possível chegar até os 210 km/h, o que significa cerca de 200 km/h efetivos.

Ela não é apenas veloz, mas elástica e atinge esta velocidade com muita facilidade. Em termos comparativos, a Superténéré consegue cerca de 10 km/h a mais de velocidade em relação à BMW e 15 km/h a mais que a Africa Twin. Nas acelerações a XTZ 750 é punida por uma relação final muito longa, ao contrário do que normalmente acontece nas trails. Mesmo assim ela foi melhor que todas as suas concorrentes diretas, atingindo os 100 metros em apenas 4,7 segundos, enquanto os 400 metros são percorridos em 12,8 segundos, cruzando a linha a 162 km/h. Muito particular é sua reação nas arrancadas. Primeiro ela canta pneu e depois empina deliciosamente podendo colocar até terceira marcha com muita tranquilidade.




Motas de um digno Lés a Lés qualquer  :-)






Sem comentários:

Enviar um comentário