terça-feira, 15 de abril de 2014

LEGENDS OF DAKAR: ÁFRICA TWIN



África Twin, mais uma mota lendária (modelo de 1992).

A África Twin surgiu na gama Honda em 1988 sendo fruto do fenómeno de popularidade que as máquinas oficiais Honda obtiveram no mitíco ralie Paris Dakar. Indo mais além das potencialidades da então bem conhecida XL 600V Transalp, a Africa Twin vingou no mercado com uma filosofia bem espelhada nas motos de competição, mantendo-se sempre fiel ao seu conceito original e que apenas sofreu uma mais sentida alteração em 1990 quando nasceu a ainda actual versão equipada com um motor de 750 cc. Decorreu mais de uma década de história numa moto sem qualquer modificação de monta e que manteve vivo e em alta o espírito de uma máquina para a “aventura desportiva” como sempre bem defendeu.

Nos últimos dias, uma série de boatos começou a tomar conta do mundo das duas rodas, dando conta de que a Honda estaria trabalhando para trazer de volta à vida a XRV 750 Africa Twin, modelo on/off road que foi produzido pela marca japonesa entre 1989 e 2003 e que até hoje possui uma boa leva de admiradores e saudosistas.

Vito Cicchetti, diretor geral da Honda Itália, afirmou à revista Motociclismo daquele país, que a marca estaria a preparar o ressurgimento da moto. “A Africa Twin voltará e terá um motor bicilíndrico“, afirmou. Ao que tudo indica, a Honda parece ter despertado para o fato de ter um tesouro nas mãos que simplesmente deixou de ser explorado, afinal, a marca não tem uma moto na faixa de 700-800 cm3 que possa ser classificada como uma legítima on/off road. Atualmente, ela possui a XL 700V Transalp e a NC 700X e a NC 750X; a primeira já não é mais fabricada na Europa e a segunda não pode ser classificada como uma on/off.

Quem já teve ou tem a oportunidade de pilotar uma XRV 750 Africa Twin sabe que trata-se de uma moto versátil, forte, gostosa de ser pilotada e que requer um baixíssimo índice de manutenção, que oferece boas prestações no asfalto, mas que mostra toda sua desenvoltura mesmo na terra, já que ela foi criada com raízes fincadas nas motos de rali.


 
 
 

Vídeo relacionado (é o DAKAR TUGA na Serra de Valongo):



Sem comentários:

Enviar um comentário