quinta-feira, 17 de abril de 2014

CIDADE DO PORTO, A 1ª CIDADE A PERMITIR CIRCULAÇÃO DE MOTOCICLOS E CICLOMOTORES NA FAIXA DO BUS



Em comunicado publicado hoje no seu site, a Câmara Municipal do Porto anuncia que será a primeira cidade do País a permitir a circulação de motociclos e ciclomotores nas faixas BUS, num período de experimentação piloto que será acompanhado por um estudo da Universidade do Porto.
Esta medida será sujeita a aprovação em reunião do Executivo camarário liderado por Rui Moreira, a realizar na próxima terça-feira, dia 22 de abril, e entrará em vigor no próximo dia 1 de maio, em algumas zonas da cidade.

Segundo o comunicado, a CMP “pediu pareceres, obrigatórios mas não vinculativos, à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT, I.P.). Após essas diligências, optou por desenvolver um projeto-piloto, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que permitirá avaliar todos os impactos, positivos e negativos, que a permissão de circulação de ciclomotores e motociclos nos corredores BUS terá no sistema de transportes.

O projeto-piloto deverá ter uma duração mínima de 18 meses, dividido em duas fases: a primeira, com a duração de seis meses, e a segunda de 12. No final dos primeiros seis meses deverá ser feita uma primeira avaliação global dos impactos desta medida. Nessa altura, a zona piloto poderá ser alargada para cerca de 50% da extensão total de corredores BUS existentes na cidade. No final da segunda fase será efetuada a avaliação global do projeto. Caso os resultados sejam positivos, a permissão poderá ser alargada na generalidade a toda a cidade.



Assim, e nesta fase do projeto, será permitida a circulação de motociclos e ciclomotores nos seguintes corredores BUS:
- Avenida Fernão Magalhães;
- Rua do Bonfim;
- Campo 24 de Agosto;
- Rua Fernandes Tomás,
- Rua Sá da Bandeira;
- Rua Formosa;
- Rua de Camões;
- Praça da Liberdade;
- Avenida dos Aliados;
- Praça General Humberto Delgado;
- Rua António Luís Gomes;
- Rua da Trindade;
- Rua do Clube dos Fenianos;
- Rua dos Heróis e dos Mártires de Angola.
sejam positivos, a permissão poderá ser alargada na generalidade a toda a cidade.

Segundo fomos informados pela Federação de Motociclismo de Portugal, que tem este assunto na lista de prioridades da sua Comissão de Mobilidade, o tema das motos nas faixas BUS está a ser tratado há algum tempo, e terá de ser negociado autarquia a autarquia, uma vez que cada Câmara Municipal tem o poder de aderir ou não a esta medida.
A Câmara de Almada já terá também aderido, e em outras, como a de Lisboa, ainda não foi possível chegar à fala com os responsáveis do pelouro.

Uma vez mais, o Porto na vanguarda do motociclismo! Parabéns Invicta!

Fonte:revista motociclismo

Sem comentários:

Enviar um comentário