quarta-feira, 19 de março de 2014

HONDA VARADERO XL 1000

 


A Honda Varadero, é uma moto turística e de aspecto max-trail, onde as viagens longas serão mais prazerosas e permitirá ir ainda mais longe e tem com sua grande rival a Suzuki V-Strom.

É uma moto surpreendentemente confortável, com motor enérgico herdado da VTR, uma suavidade a cada marcha, de personalidade estradeira. Para os amantes das longas distâncias, com possibilidade de muitos equipamentos e total conforto para piloto e pendura/companheiro(a).

Esteticamente as mudanças ldeixaram-na mais moderna e atual. Debaixo da carenagem foi refeita melhorando o acesso mecânico, placa do cárter agora em alumínio, o bagageiro está mais leve, os piscas mais modernos e transparentes, a rabeta modificada para os novos silenciosos e o assento mais estreito, unindo-se à frente com o grande tanque de 25 litros.

Também está adaptada à rigorosa normativa Euro 3 anti-poluente com seu escape catalisado.

Sistema de injeção PGMFi melhorou e seu consumo diminuiu, fazendo aos 100 km/h com 6,9 litros, aumentando assum e muito sua autonomia média.

O painel também é novo, falta medidor de combustível, mas tem um sinalizador dos Kms que se podem percorrer quando entra na reserva.

Mesmo com seu aparente volume, do assento não se tem essa sensação, pois a conexão com o tanque ajuda nisso. Os radiadores laterais estreitam todo o conjunto. O guidão não é tão grande e o corpo fica em boa posição atrás da cúpula de ar dianteira, boa proteção aerodinâmica e sem sensação de ser tão grande quando parada.

Mas que a Varadero é uma moto pesada para grandes distâncias e é mais confortável também, não temos dúvida. Com o consumo reduzido, tanque de 25 litros, 4 litros de reserva, tem autonomia de mais de 360 km, poucas paradas no caminho.

Por estradas acidentadas, ela transita muito bem, com parte ciclo da suspensão traseira progressiva e elasticidade do motor, permitindo sair das curvas com facilidade e ter boa estirada, onde o dois cilindros era praticamente o mesmo da mais agressiva VTR.

Nas mudanças de direção nota-se os kilos que leva, mas uma vez na curva mantém o trajeto com fidelidade, e ao abrir gás, mesmo violentamente, a roda traseira traciona como um trator.

O sistema de travagem combinada com ABS não nos convence numa condução desportiva, mas é boa em situações de pouca aderência, na chuva por exemplo.Travando com o traseiro, o CBS entra em ação e freia um pouco o dianteiro, baixando a suspensão. Mas seria melhor o contrário, como no modelo anterior, o freio dianteiro interferindo no traseiro, deixando-a bem equilibrada. O ABS não é desconectável e pesa uns 7 kg.

O novo modelo é um pouco mais lento nas acelerações, mas sem problemas. Tem preço mais elevado pela normativa Euro 3. Mas o baixo consumo e maior autonomia lhe permitem cruzar grandes distâncias, seu habitat natural, podendo agora chegar um pouco mais longe.

Resumindo, uma mota económica para o seu segmento, confortável e duradoura! Quem tem uma dificilmente se separa dela!

Abraços, cumprimentos e larguras.







Sem comentários:

Enviar um comentário