quarta-feira, 19 de março de 2014

BETA - UMA MOTA ITALIANA QUE DÁ CARTAS NO ENDURO



Neste espaço sem fronteiras, as motas clássicas também têm o seu espaço dedicado, pois velhos são os trapos e as "classicas" têm tido uma procura cada vez mais ascendente!

A marca de motociclos BETA, é uma marca italiana, que hoje disputa de igual para igual as principais competições de Enduro no mundo.

A BETA sempre esteve conectada com a história e a evolução da vida sobre duas rodas. Fundada em 1904 produzia bicicletas de forma artesanal e foi no final da década de 40 que a empresa migrou para a produção de motocicletas. O seu primeiro exemplar consistia em uma bicicleta com um motor instalado...

Nos anos 60, a BETA começou a produzir “em casa” os motores para as suas motos que já dispunham de um razoável prestígio no mundo motociclístico. A partir da década de 70, com o crescimento do motociclismo off-road, a BETA começou um desenvolvimento tecnológico contínuo e um grande aprofundamento de know-how nesta modalidade de motociclismo. Destacando-se inicialmente no MotoCross e Enduro e posteriormente no Trial.

Antes das marcas japonesas imporem uma hegemonia no MotoCross, a BETA conseguiu múltiplas vitórias no fim do anos 70’s e início dos 80’s. Mas recentemente, o grande destaque da marca foram os quatro títulos mundiais de Trial vencidos por Jordi Tarres e depois os três títulos mundiais consecutivos de Dougie Lampkin (97-98-99). Ainda contam em seu cartel com seis títulos mundiais de Trial Indoor, incluindo um com Albert Cabestany em 2002, sem esquecer de cinco títulos europeus de Trial. A BETA praticamente se tornou sinônimo de Trial e sua linha de motos de Trial conta com 10 opções de modelos desde mini-trial a modernas motos com propulsores 2 tempos e 4 tempos (foi a primeira marca a utilizar estes propulsores no Trial). Toda essa qualidade e competitividade pode ser conferida em seu modelo EVO 300 2T Factory MY12.

Em 2004, a BETA retornou forte ao enduro, com grande investimento, apostando suas fichas no desenvolvimento de motos 4 tempos. Hoje apresentando uma gama de 15 modelos nesta modalidade, desde mini-motos até grandes endureiras de 498cc. Interessante são as várias opções de motorização em quatro tempos, tem de tudo: 50, 125, 150, 350, 400, 450 e 498. Certamente, para satisfazer todos os gostos. A moto muito bem desenhada e equipada também com muitas opções de acessórios e peças, como o modelo RR 450 4T Factory.

Estas motos estão sendo muito apreciadas pelos praticantes de enduro ao redor do mundo, sendo reconhecidas por uma ótima dirigibilidade que agrada a vários estilos e por ser uma moto muito confiável com grandes intervalos entre as manutenções. Inclusive nos famosos “shootouts” (testes comparativos) realizados pelas mais respeitadas revistas europeias e americanas, a BETA vem se destacando entre as melhores. Como já divulgado aqui no MOTORAID, a família de enduro da BETA irá aumentar no próximo ano com modelos 2 tempos de 250CC e 300CC.





Interessante que a BETA também aderiu ao novo conceito de moto que surgiu recentemente, chamadas por muitos de Fun-Ride, são motos de Trial adaptadas para dar conforto aos pilotos para uma pilotagem outdoor mais relaxada como um trail, só que sem compromisso com a velocidade e sim com a diversão. Vejam, abaixo, o interessante conceito proposto pelo modelo ALP 200 (ALP sugere o uso nos Alpes), a moto pode ser usada em sua configuração off-road e com uso apenas de uma chave de fenda e, em alguns minutos, removendo a capa do tanque e o banco e ela vira uma Trialzinha para iniciantes. A proposta é: “Uma moto, dois usos. Do Off-Road ao Trial em minutos”






A BETA também possui muitos modelos de moto para uso urbano em uma ampla faixa de modelos de várias cilindradas desde 50cc até 400cc. Achei bem interesse o modelo MOTARD M4 de 350cc 4T estilo super motard, com motor refrigerado a ar que lembra as antigas XLXs, DR’s e XRs que eram notórias pela confiabilidade e durabilidade.

Outro fato curioso é que a fábrica localizada na Itália produz cerca de 17.000 motos por ano, sendo que apenas 30% delas ficam na Itália, o restante sendo distribuído ao redor do mundo. Mais curioso ainda é que em 1995, a BETA abriu uma fábrica na Argentina, onde além de comercializar toda sua linha de motos, produz alguns modelos dedicados ao mercado argentino.

 A BETA 125 CR TURIN Enduro é uma mota que não me sai do pensamento...é extremamente apelativa!


O importador em Portugal tem sede em Guimarães e é a BETA PORTUGAL http://www.betaportugal.com/

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