Como se lava correctamente a moto? - Artigo escrito pelo nosso amigo #Bruno Silva#
Boas pessoal,
Após algumas pesquisas em diversos fóruns, de diversas línguas vou aprofundar este tema e fazer um resumo de uma lavagem.
Realço que esta lavagem abaixo mencionada não devará ser feita regularmente com todos estes itens, visto que alguns podem desgastar a pintura.
Aproveite a lavagem para verificar o desgaste de peças, verificação das lâmpadas e afinações diversas.
Ora vamos lá começar.
A lavagem de uma moto é uma acção de limpeza muito importante que deve ser efectuada com regularidade. É fundamental que um condutor retire toda a sujidade dos componentes principais de uma moto, pois assim conseguirá mantê-la sempre em boas condições de utilização e, ao mesmo tempo, está a zelar pela sua segurança na estrada.
Contudo, independentemente do tipo de moto que tenha, a lavagem deve ser feita de uma forma manual, uma vez que as altas pressões das mangueiras de água dos centros de lavagem automáticos danificam as peças principais dos veículos de duas rodas.
Também deve procurar um local com sombra para lavar e secar a sua moto para que os raios de sol não prejudiquem a respectiva pintura, nem deixem manchas de água.
Para primeiro passo, vamos tirar todos os plásticos que poderão "estorvar" na hora da lavagem. Falo por exemplo do guarda-lamas traseira, protector corrente, bancos (se os tirar não aponte água neste direcção e apenas limpe com um pano húmido).
Pegue num pano velho e tape a ponteira de escape par anão entrar qualquer líquido. Pode também pegar em 2 sacas e tapar cada parte do guiador para não se infiltrar água nos comandos.
Depois disto, agarramos num balde (pode ser uma garrafa de água de 1.5L cortada) e viramos um pouco de querosene, também pode ser petróleo comprada na drogaria mais perto de casa. Juntamente com uma trincha, passamos nas zonas mais desprotegidas em relação ao alcatrão, como os plásticos, bacalhau, debaixo do motor, rodas (atenção também aos discos que em contacto com os mesmos podem ter uma má experiência...), bloco de motor...
Atenção aos anéis de borracha (os chamados retentores), na corrente e juntas como balança, suspensão, pedal de mudanças e outros. Ao meter querosene por cima de tudo estas borrachas sofrem um ressequimento e irão rachar, perdendo a capacidade de vedar a entrada do lixo ou permitindo o vazamento de óleo.
Depois deste processo, limpem o resto de querosene que ficou na moto com água. Podem usar uma mangueira, com muita baixa pressão para não entrar água em nenhum sítio indesejável. Se a moto estiver muito suja, podem repetir este processo segunda vez.
De seguida, aproveitem e já que estão de mangueira na mão, passem na moto toda.
Mergulhe a luva de pelo de ovelha/carneiro na água com detergente próprio para lavagem (pode ser para carros) e ensaboe a moto toda até ficar coberta de espuma. Comece sempre de cima para baixo, da parte mais limpa para a parte mais suja. Enxague com cuidado, sem pressão, até sair todo sabão. O banco pode ser esfregado com uma escova se estiver muito sujo. Se quiser ser perfeccionista, quando tiver acabado de tirar toda a espuma, pode repetir o procedimento novamente.
Pegue num pano de micro-fibras e enxague toda a moto, principalmente as zonas cromadas para evitar a formação de ferrugem. Comece de cima para baixo e depois de tudo seco, ligue o motor por uns dois minutos só para secar tudo e eliminar qualquer tipo de água que se possa ter infiltrado.
Outra alternativa a este procedimento é para quem tenha um compressor, usar a pistola de pressão de ar e secar toda a moto. Insisto mais uma vez para ter especial atenção na zona que envolve o motor, pois há certas motos que nestes sítios não têm qualquer protecção.
Depois vem os cuidados básicos: polimento e cera, mas não abusar muito nisto porque podem danificar a tinta a médio/longo prazo.
Nas peças cromadas use limpa prata.
Se quiser algum dia tirar um pontinho de ferrugem que tenha teimado em "crescer" use o habitual esfregão da cozinha (uma parte é amarela e outra verde), e usa a parte verde. Muito devagarinho e molhado para não estragar o cromado. Recomendo só esfregar na zona que tenha a ferrugem.
Use outro pano micro-fibra espalhar a cera e algodão para tirar o excesso caso exista.
Neste processo, tem de dar muito ao braço pois é com persistência que o resultado vem ao de cima.
Nas peças de plástico, use cera à base de silicone para não ressecar o plástico, mais conhecido por spray de cockpit dos carros.
Por fim, pode usar em toda a moto um selante para a chuva não agarrar à moto e escorrer. Isto ajuda e muito, principalmente a reduzir o número de lavagens, e consequentemente, metê-la mais bonita.
Para os retrovisores, manómetros e farolins pode limpar com o habitual limpa-vidros lá de casa e uma folha de jornal. Nas ópticas ajuda bastante na visão nocturna.
Nas rodas poderá usar o mesmo método que no corpo da moto, que é a cera. Alerto mais uma vez para os discos, pois é uma peça fundamental para a nossa segurança enquando conduzimos. Convém não "tocar" neles na lavagem.
Nunca passe produtos químicos nos pneus, o “pneu pretinho”, porque a química resseque a borracha, e consequentemente a nossa segurança.
De seguida, pegar em WD-40 e lubrificar todos os componentes da moto desde manetes, botões de controlo do guiador, descanso etc etc...
Lubrificar de novo a corrente é essencial para que esta perdure muito e muitos quilómetros...
De seguida, é aproveitar que a moto está lavadinha e a brilhar e pegar no capacete e respectivas protecções e gozar uma das coisas que a vida nos dá de melhor: conduzir a nossa moto!
Atenção às primeiras vezes que conduzirmos uma moto depois de uma lavagem que os travões poderão não funcionar a 100% por estarem molhados e frios.
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