Saber o consumo da nossa moto é um dado muito importante para melhor gestão do que gasta em combustível e para perceber de que forma a nossa condução o altera. Hoje em dia muitas motos permitem, tal como nos automóveis, visualizar no painel de instrumentos o consumo médio e instantâneo. Porém para aqueles que não usufruem desta opção bora lá ver como calcular o consumo médio.
Como calcular então o consumo?
O consumo deve ser expresso em litros consumidos por 100 quilómetros percorridos( há outras unidades, como Kms/L).
1 Encher completamente o depósito. Deste modo, temos um ponto de referência para mais tarde calcular quantos litros foram gastos. Antes de arrancar, é fundamental tomar nota dos quilómetros que a mota assinala. Vamos considerar que é 10000.
2 Proceder com a rotina normal ou com o estilo de condução que deseja analisar até ser necessário abastecer outra vez.
3 Quando chegar a altura de ir novamente às bombas enche-se completamente o depósito mais uma vez. Aponta-se os quilómetros que a mota marca ( consideremos que marca 10300 ) e quantos litros foram necessários para o encher, que equivale aos litros que foram gastos ao longo dos quilómetros percorridos - consideremos que a bomba indica 8 litros. O valor total de quilómetros percorridos é calculado fazendo a diferença entre 10300 e 10000, ou seja, percorreram-se 300 quilómetros.
Como o objectivo é obter os litros consumidos por 100 quilómetros percorridos, basta agora efectuar uma regra de três simples:
300 quilómetros ___________________gastaram-se 8 litros
então
em 100 quilómetros________________________gastar-se-iam X
X=100*8 = 2.67
300
Conclui-se que a mota consumiu 2.67 L / 100 Kms.
Se o seu objectivo é também poupar combustível, crie uma tabela e aponte o consumo médio de cada depósito que faça. Procure em cada depósito variar os estilos de condução e no final compare cada um e tire as suas conclusões.
Sem comentários:
Enviar um comentário