sexta-feira, 21 de junho de 2013

FAMEL



Hoje vou dar a conhecer um pouco mais sobre o espólio nacional, nomeadamente sobre a nossa industria metalúrgica: a FAMEL.

A FAMEL foi das maiores empresas de motorizadas em Portugal.

Produziu o que de melhor havia no sector das duas rodas e durante as décadas de 60, 70 e 80 ditou regras e bateu top's de vendas.

As suas instalações ainda permanecem de pé na Estrada Nacional 1 na entrada de Mourisca do Vouga, para quem segue de Águeda. É angustiante o estado de degradação, lembrando mesmo os cenários de guerra que por vezes passam na televisão...

No inicio dos anos 90 e após a entrada de Portugal na UE, e com a forte concorrência internacional e a falta de capacidade dos seus gestores para se adaptarem ás investidas dos Nipónicos, Italianos e até Espanhóis, fomentou-se na empresa uma crise nunca antes sentida. Como se tal não bastasse, a Zundapp também teve fortes problemas económicos que ditaram praticamente o seu fim e que, assim deixaram a FAMEL sem propulsores.

Não existia em Portugal além da Casal que também enfrentava sérios problemas mais nenhum fabricante de motores. E também não houve habilidade nem garantias (penso eu…) para os procurar além fronteiras.
Nos inícios dos anos 90 e com a forte quebra nas vendas a FAMEL começou lentamente a despedir os seus colaboradores.

A ajudar esteve também o Estado Português, que complicou a obtenção das licenças de condução para 50 cm3 e incentivou a Carta de condução de modelos com motor de 125 cm3. Foi a machadada final nas 50’s Portuguesas.

Em 2002 e depois de muitos processos em tribunal, a empresa acabou por declarar falência.

Da FAMEL dependeram milhares de pessoas directa ou indirectamente, sendo por isso uma forte referência na história industrial desta região.

Resta o edifício degradado com poucos vidros ainda intactos e com promessas constantes de investimentos.
A ver vamos o que o futuro nos reserva.




Alguns modelos fabricados:

FAMEL Z3





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