A União Europeia aprovou um conjunto de regras no que respeita às motos, aos triciclos e quadriciclos. A partir de 2016, os estados membros deixarão de poder restringir a potência de origem dos motociclos (como era o caso da França onde a potência das motos estava limitada a 100cv).
A instalação obrigatória de sistemas de travagem antibloqueio (ABS) em todos os motociclos com uma cilindrada superior a 125 cm3 e a introdução de dispositivos de iluminação automática, que serão ativados quando a chave de ignição ou o interruptor do motor forem ligados, estão entre as novas medidas de segurança.
Já os motociclos de menor cilindrada (incluindo as 'scooters') devem ter um sistema de travagem antibloqueio ou com um sistema de travagem combinado.
No que respeita às novas normas ambientais, os motociclos terão de cumprir os requisitos da norma Euro 4 (limita a emissão de óxidos de azoto e partículas carbonosas) a partir de 2016 e os ciclomotores a partir de 2017.
Os requisitos Euro 5 terão de ser cumpridos por todos os veículos de duas ou três rodas a partir de 2020.
Além disso, os fabricantes passam a ser obrigados a instalar sistemas que evitem a manipulação do motor para aumentar a velocidade do veículo.
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